Histórico


        Pinceladas e tons é o que define o meu  trabalho de Artista plástica.
        Comecei a pintar criança ,encantada com a arte do nordeste do Brasil, embora hoje a minha arte não tenha  as características da região.  Sou autodidata e com isso acredito estar  livre pra criar sem muitas influências : É claro que é impossível não ser influenciado pelos artistas que admiramos, entre eles Monet,  Renoir, entre outros...!
Em Saquarema participei do Curso de Pintura do Artista Plástico Nelson Sorama , pintor nativo de Saquarema e também do Artista Plástico Mauro Tambeiro Guimarães,  Grandes conselheiros e incentivadores.
        Procuro estudar técnicas variadas para aprimorar o meu trabalho,  que está em constante transformação,  mas é com o  impressionismo que eu sinto  mais afinidade .  Participei de várias exposições em espaços culturais, salões e galerias, e no Campeonato mundial de surf WCT que aconteceu em Saquarema na praia de Itaúna em 2002 ,  tive a oportunidade de expor cinco telas à óleo de 1,20 x 0,90 com o tema onda ."foto de uma das pinturas expostas acima ."
      Adoro pintar painéis de rua e atuar também em  intervenções e curadoria.
"Painéis"  - Os meus preferidos são os " palhaços "pintado na fachada do teatro Mario Lago em Saquarema em 1999, que Infelizmente foi apagado. Também foi muito importante pra mim o mural pintado na rua do point em Itaúna  em 2000 ," golfinhos "  que teve o mesmo FIM .
      Em 1999 Fui Presidente, idealizadora e  fundadora  da associação de artistas plásticos de Saquarema (AAPS) Aonde promovi e coordenei vários projetos culturais de minha autoria  na cidade, incentivando e apoiando vários artistas locais e de outros municípios através de intercâmbios. Organizei  várias exposições, Atuando como autora, Curadora e promotora dos eventos.
Projetos  realizados em 1999 a 2001
Exposições nos espaços do  Sebrae em Cabo Frio, Espaço Cultural de Maricá , Araruama e Niterói. Também  promovi o 1º Salão de arte da AAPS com apoio e participação do Parthernom  Centro de Arte de Niterói. Promovi o 1º Festival de Arte da AAPS  de minha autoria e direção, aonde contamos com a participação e apoio da associação Rio Teatro de bonecos que realizou através de seus artistas várias apresentações encantando a criançada!  O apoio da prefeitura municipal de Saquarema , Secretaria de Educação e Cultura , Secretaria de Turismo , empresários locais, e da TV Alto litoral de Cabo Frio e instituições locais , Pestalozzi, APPAE, e Lions Clube,  que sorteou vários brindes, também foi de fundamental importância da mesma forma as oficinas de Arte e  a realização do concurso com os alunos do município com premiação dos melhores trabalhos nas categorias pintura e poesia .  Também contamos com a apresentação de vários músicos locais e da escola de música do professor Neury de Bacaxá . Um evento realizado com economicidade, solidariedade dos artistas locais e convidados em prol da disseminação da arte entre os jovens do município, um grande sucesso!
      Sócia fundadora da Academia Saquaremense de Letras,
Artesã, empreendedora individual ,instrutora de artes,para adultos e infantojuvenil , sou recreadora e agente cultural no município com vários projetos de minha autoria executados .
      A minha Oficina Pinceladas e Tons participa  de vários eventos culturais, no município, trabalhando a criatividade  com crianças e adolescentes,  possibilitando a inclusão e interação dos jovens no  universo das artes.Trabalhos com argila , pintura facial, pintura em telas , ( Papel, madeira etc) e outras Intervenções artísticas.
No dia 16 de fevereiro de 2011, fundei o Círculo Artístico Cultural de Saquarema, CACS.
Estou Presidente e gestora cultural na instituição desde 2011 .

Projetos de minha autoria e direção executados e documentados .
I Festival de Artes Infanto Juvenil  em 21 de outubro de 2000
I salão Intercâmbio cultural cultural com o Parthenon em 2001, várias exposições locais privados e públicos fechados e abertos ( Praças públicas) .
Autora  e coordenadora do projeto  corredor cultural no calçadão do centro em Saquarema .
Coordenadora  do Fórum das entidades culturais de Saquarema o FECULT desde 2011 
Autora, produtora curadora e coordenadora  Geral  do projeto Agosto Cultural na sua 4ª edição que engloba vários eventos culturais no mês de Agosto no município, (todos documentados )
Autora , Curadora do Projeto I Salão de trocas solidárias.
Autora e produtora do Projeto Palco Aberto Conexão CACS de Música 

Autora, produtora e curadora do  Projeto Intervenções Artísticas - que inclui a  Feira Solidária conexão CACS de Saquarema .
Autora, produtora e curadora Projeto Intervenções Artisticas .Socorema Cultural Intinerante .( Esperando incentivo para execução)
Autora, produtora e curadora Projeto literário - Sarau " Encontros Poéticos "
Autora, produtora e curadora do Projeto Leia - Leve e Circule ( Disseminado a leitura no município através da caravana cultural de circulação de livros doados .) Movimento pro leitura em praças públicas, espaços privados , pontos de ônibus etc..
Curadora e coordenadora  dos Salões da ABD em Saquarema em 2011, 2012 , e 2013
Curadoria , produção e promoção das mostras de artes  individual da artista Argentina Maria Del Vale - Intercâmbo cultural Brasil / Saquarema / Argentina .Julho de 2012.
Autora, produtora e curadora das mostras dos I e  II concurso de fotografia " Novos Olhares de Saquarema " Agosto de 2011 e 2013
Obs: Em 2011 a curadoria da mostra de fotografia foi em parceria com a Artista plástica Ana Miguel.   .
Títulos :
Comendadora da ABD pelos trabalhos realizados na área cultural
Gran Cruz da ABD como promotora de eventos e agente cultural
Título de Cidadã Saquaremense por mérito cultural .
Diploma de mérito cultural do Lions Clube de Saquarema  em 2002
entre outros ..
Certificados de participação de várias palestras
Palestrante no   ciclo de palestras realizada  pela  Academia Saquaremense de Letras e coordenada pela professora Lina Malheiros Barcellos , Intitulada   O papel da Cultura no desenvolvimento sustentável no município de Saquarema e coordenou uma mesa redonda sobre o assunto.
Troféu e diploma de Distinção Cultural em reconhecimento e mérito da ALeART em 2013
título Honorífco de Grande Dama da Ordem da ABD em 2013 e 2014  
Membro titular da Agenda 21 local no 3º setor
Comenda professora
Diploma Heloneida Estudart da Comissão de Cultuira da Alerj (destaque Cultural no Estado do Rio de Janeiro.
Diploma de agente e gestora Cultural da UERJ



O meu propósito  é  desenvolver no Município um trabalho de conscientização, fomento e 
 Participação da população em geral no universo das Artes, da cultura  e do Meio Ambiente, com o foco voltado para os jovens. E com essa iniciativa criar um público atuante, participativo, formador  de opinião com  opções de renda e  emprego  nas áreas das Artes, da cultura e do Meio Ambiente, e com essa atitude contribuir para o desenvolvimento sócio cultural, turístico e sustentável de Saquarema.
Meu trabalho como gestora cultural  está sendo apresentado atualmente no link abaixo:

Meu currículo completo 



Telma Cavalcanti    

Endereço profissional:Sede Provisória : Rua João Alves Muniz 4500, Sobrado, Barra Nova Saquarema

Natural do Rio de Janeiro, residente em Saquarema desde 1977. Artista plástica, artesã de materiais diversos, empreendedora individual, instrutora de artes, recreadora, produtora, promotora de eventos e agente cultural, atuando como mestre de saberes e Fazeres em Saquarema desde 1999.
Trabalho em Saquarema desde 1980 como artesã da economia familiar tive a oportunidade de explorar diversos tipos de materiais naturais do local, entre eles: cipós, bambus, sementes, conchas, pedaços de madeiras que eu encontrada nas praias de Saquarema e pedaços de troncos, cascas de arvores  que encontrava pelos caminhos do interior da Serra do Mato Grosso em Sampaio Correia , Vilatur, Mombaça e outros bairros e distritos do município. Conheci um grande mestre da cestaria, nome popular “Sr Nho Nhô, mestres de sabres local, que me ensinou a trabalhar com o cipó na trama da arte da confecção de cestos, trabalho que não me adaptei.
Trabalhei com entalhes em madeira criando totens, entre outras artes, mas sempre utilizando a pintura em todas as obras.
A partir de 1994 comecei a trabalhar só com pintura em tela e também a participar de exposições, Gincanas, Salões, concursos, iniciando a minha coleção de certificados, outorgas, diplomas e títulos.
Em 1998 fundei e Coordenei o Atelier de Pintura no centro de Saquarema;
Em 1999 fundei a Associação dos Artistas plásticos de Saquarema e fui eleita presidente. Criando vários projetos, com destaque a I Feira de Artes Infanto Juvenil em 2000 um evento de minha autoria, coordenação e organização. Promovo e produzo até os dias de hoje exposições em praças públicas e espaços Privados, show e eventos de artes integradas e solidárias, movimentos em prol do fomento a leitura e artes.
Em 2002 fui um dos membros fundadores da Academia Saquaremense de Letras de Saquarema.
Em 2009, entrei como sócia na Associação Profissional dos Artesãos Autônomos de Saquarema ( APAAS )Trabalhando  na feira expondo a minha arte.
Em 2011, fundei o Circulo Artístico Cultural de Saquarema (CACS) e fui eleita Diretora Presidente, onde atuo como produtora de eventos, curadora e agente cultural.
Em 2013 fui reeleita Diretora Presidente do CACS.
Estou Presidente até 2017.
Falo parte da Comissão de Cultura para elaboração do Plano de Cultura Municipal.



Títulos, diplomas, certificados e outorgas.

1994 – Menção Honrosa no I Concurso de enfeites Natalinos da Casa de cultura de Saquarema
1995 – Menção Honrosa na VIII Gincana de Pintura do Lions Clube de Saquarema.
1997 – Menção Honrosa na X Gincana de Pintura do Lions Clube de Saquarema
1998 – Menção Honrosa na XI Gincana de Pintura Lions Clube de Saquarema
1999 – Troféu Antenor de Oliveira pelo 1º lugar na XII gincana de pintura de Saquarema
2000 – Certificado de conclusão do curso de teatro do ator e diretor Jorge Vale no teatro Mário Lago , Saquarema .
2000- Certificado de honra ao mérito pela participação no Salão do espaço Cultural Genésio Lopes da Fontoura, Maricá , Rio de Janeiro.
2001 - Diploma de honra do Ministério da Defesa Exercito Brasileiro 8º grupo de artilharia de costa Motorizado grupo presidente Geisel pela participação no XII Salão de Artes do grupo Presidente Geisel. Fortaleza de Santa Cruz, Niterói.
2001 – Certificado de coordenação produção e curadoria da AAPS e Parthenon no I salão de Artes Intercâmbio Niteroi/ Saquarema Parthernon /AAPS
2001 – Certificado de participação na mostra “Expressão dos Sentimentos no espaço cultural Meg Carvalho, Maricá,Rio de Janeiro.
2001 – Certificado de participação da I Gincana da casa de cultura Walmir Ayala de Saquarema “Pinte Saquarema”
2002 – Diploma de membro fundadora da Academia Saquaremense de Letras
2008 – Certificado de participação como expositora de artes na I feira cultural de Saquarema
2009 – Certificado de participação da II Feira Cultural de Saquarema, Evento realizado pela Secretaria de Educação e Cultura.
2010 - Certificado de participação no I Seminário sobre Resíduos Sólidos realizado pela Agenda 21 em Saquarema
2011 - Certificado de participação na II Gincana de pintura “Pinte Saquarema” da Casa de cultura Walmir Ayala.
2011 – Certificado de Participação do workshop de contação de histórias ministrado pela atriz e arte educadora Ilana Pogrebinschi no teatro Mário Lago 2011 - Certificado de Presidente da mesa do I Salão de Artes plásticas da ABD&CACS
2011 – Certificado da  ABD  de Promoter das artes e cultura .
2011 – Diploma de Comendadora da ABD pelo trabalho desenvolvido na cultura do estado através do incentivo ao intercâmbio artístico e em especial no município de Saquarema.
2012 – Diploma de Grão Cruz da ABD Pelos trabalhos realizados na área cultural
2013 – Certificado de participação na III Gincana de Pintura Pinte Saquarema da Casa de Cultura Walmir Ayala.
2013 – Certificado de palestrante no II ciclo de palestras da Academia Saquaremense de Letras (ASL)
2013 – Titulo de cidadã Saquaremense pelos trabalhos desenvolvidos no município na área cultural.
2013 – Certificado de participação, produção e organização das palestras realizadas no ciclo de palestras do CACS.
2013 – Certificado da Academia Saquaremense de Letras pela palestra ministrada sobre cultura o 4º pilar da economia sustentável. 
2015 -Certificado de participação na I Conferência Municipal do Idoso para um Brasil de Todas as idades;
2015 - Diploma da Comissão de Cultura da ALERJ do Estado do Rio de Janeiro, Heloneida Esturdart de Destaque Cultural no Estado.
2015 - Certificado de palestrante na 13ª semana de Museus em Saquarema  com o Tema: Sustentabilidade Sócio Cultural.


Experiências Profissionais
1998 - 1999: Fundadora e Coordenadora do espaço artístico Atelier de pintura Saquarema
1999- Coordenei e ministrei aulas na I Oficina de pintura para adultos, no Atelier de Pintura da AAPS – Associação dos Artistas plásticos de Saquarema totalizando 10 alunos por 6 meses
1999 – 2001: Diretora Presidente, produtora de eventos, agente cultural e                                           curadora na Associação dos artistas plásticos de Saquarema (AAPS)
1999 – Coordenei, produzi e ministrei a I Oficina de pintura Pinceladas e tons (Recreativa) na praça Antenor de Oliveira (Praça do Canhão) Evento gratuito. Público infanto-juvenil 35 jovens atendidos.
2000 – Coordenei e ministrei aulas na II oficina de pintura para adultos na sede da AAPS, totalizando 9 alunos por 6 meses.
2000 - Autora, produtora, promotora, organizadora e coordenadora do projeto I festival de Artes Infanto-juvenil de Saquarema, realizado pela (AAPS) Associação dos Artistas Plásticos de Saquarema, em parceria com as secretarias de Educação e Cultura, Turismo, Associação Rio Teatro de Bonecos (ARTB), Lions Clube de Saquarema, APAE, Pestalozzi, Curso de música do professor Neury,TV Alto Litoral de Cabo frio (Atual G1) SEBRAE, e rádio de Cabo frio . O festival Foi desenvolvido em três etapas: Na 1ª etapa, foi realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares, interessadas em participar, um concurso entre os alunos do curso fundamental de ensino nas áreas de pintura, desenho, contos e poesias. Na 2ª fase foi realizada a seleção dos trabalhos, e na 3ª a finalização com a apresentação em praça pública dos premiados. Durante a realização do evento que teve início as 13h e termino as 20h, contamos com os parceiros culturais nas apresentações de teatro de bonecos, dança (Pestalozzi  e APAE), e música dos alunos do curso de música do professor Neury, realizamos através da nossa parceira cultural a TV alto Litoral vários sorteios de brindes  e fornecemos diplomas e medalhas em parceria com o Lions Clube de Saquarema para premiação dos melhores trabalhos dos concursos realizados, paralelo aos eventos realizados no palco, várias oficinas aconteceram com as crianças presentes e o público estimado foi de aproximadamente 1.000 pessoas, de acordo com a defesa civil, corpo de bombeiros e PM presentes no local.
Tania Arabal e Clarêncio Rodrigues, apresentando um show com seus marionetes

Fotos da I Feira de Artes Infanto-juvenil da AAPS 2000

2001 – Coordenei, produzi e ministrei a I Oficina de pintura (Recreativa), no Espaço privado do Lake´s Shopping, público infantil. Totalizando 16 crianças atendidas.
2001 – Coordenei e ministrei aulas na III Oficina de Pintura para adultos na sede da AAPS, totalizando 5 alunos por 3 meses .
2001 – Curadora, produtora e promotora do I Salão Intercâmbio cultural do espaço de artes Pathernon (Niterói) com a Associação dos Artistas Plásticos de Saquarema (AAPS)
2002 – Coordenei, produzi e ministrei a II Oficina de pintura (Recreativa), na praça Antenor de Oliveira no Projeto de minha autoria “Verão com arte em parceria com a prefeitura de Saquarema. “ Atendendo nas cinco oficinas realizadas, 250 participantes com idades entre 3 e 13 anos .
                          
2008 2009, 2011 e 2012 – Participação no evento Feira cultural de Saquarema, realização da Prefeitura municipal de Saquarema, expondo telas e coordenando e ministrando a oficina pincelada e tons com materiais diversos. (totalizando 254 crianças).
2011-2013 Coordenadora do Fórum das Entidades Culturais de Saquarema (FECULT)
2011- 2013 : Diretora Presidente, produtora de eventos, agente cultural e curadora na ONG Círculo Artístico Cultural de Saquarema (CACS).
2011 – Autoria, produção, curadoria e coordenação Geral do projeto Agosto Cultural. Mais informações sobre o evento http://cacs-saquarema.blogspot.com.br/ .
2011 – Curadoria e coordenação da I Mostra de Artes Intercâmbio AleART & CACS .
2011 – Produção e curadoria do show do grupo de chorinho Edgar Gordilho , no clube Saquarema, evento de encerramento do projeto Agosto Cultural.
2011 – Curadoria, produção e coordenação do I Salão individual da artista Argentina Maria Del Valle intercâmbio Internacional Argentina & Brasil , no espaço cultural CACS.
2011 – Curadora e coordenadora do I Salão Intercâmbio de Artes Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (ABD), Com sede no Rio de Janeiro  & o Circulo Artístico Cultural de Saquarema (CACS) .
2011 – 2013 – Expositora efetiva na feira do artesanato, na praça Antenor de Oliveira, centro Saquarema .
2011 – Autora, produtora e organizadora do I concurso de enfeites natalinos do CACS.
2012 – Curadora e Coordenadora Geral da Exposição individual “Quadremas” e do lançamento do livro da artista Marlene Blois , no espaço cultural CACS.
2012 – Produção e Coordenação geral do evento “Palco aberto conexão musical do show Tributo a Cazuza com a banda CIRROZ
2012- Autora, Produtora e coordenadora Geral do projeto palco Aberto Conexão CACS, musical,  evento que realiza intercâmbios na área musical, e apresenta os músicos locais e os novos talentos e grupos artísticos .
2012 – Produção e coordenação geral do evento I Blues Instrumental in Saquá.
2013 – Co-Produção e coordenação Geral do evento Tributo a Cassia Eller realzado no espaço cultural CACS.
2013 – Produção e coordenação geral do show musical “Tributo ao Circo Voador “ realizado no espaço cultural CACS.
2013 – Co – Produção com a e coordenação geral no show realizado no espaço cultural CACS  “ The Beatles e outros Rocks “.
2013 – Produção e Coordenação Geral do show da banda DIBOREST (Niterói) em Saquarema no espaço cultural CACS .
2013 – Produção e coordenação do evento Tributo a Djavam apresentado pelo cantor e violinista Angelo Areia, no espaço cultural CACS dentro da programação do projeto Palco Aberto Conexão CACS.
2013 – Produção e coordenação Geral do show do músico o guitarrista BIG WASHINTON vento realizado no espaço cultural CACS, na programação do projeto palco aberto conexão CACS.
2013 – Produção e coordenação Geral do show Homenagem a Lobão  - Palco aberto Conexão CACS, apresentado pelo vocalista e guitarrista Miro Zager e banda.
2013 - Ministrei, Produzi,e ,coordenei  a oficina pincelada e Tons Telma Cavalcanti  no projeto “Verão alto Astral “evento organizado e realizado pela Prefeitura de Saquarema, no local denominado “Tenda Cultural “no Centro de Saquarema no mês de janeiro. Realizei cinco oficinas com a participação total de 109 crianças com idades de 03 a 13 anos  , com materiais de pintura sobre papelão e modelagem com argila .
2013 - Evento Saquarema Carnaval 2012 , ministrei e coordenei a I oficina Facial do Carnaval de Saquarema na praça Oscar de Macedo Soares. Centro nos dias 17,18,19, 20 e 21 de fevereiro atendendo 50 crianças .
2013 – Curadoria do sarau em Homenagem ao escritor Saquaremense José Bandeira no espaço cultural CACS.
2013 – Supervisão do Sarau do núcleo de Poesia Alberto de Oliveira no espaço cultural CACS.
2013 – Curadoria do Sarau do Núcleo de Poesia em homenagem a Alberto de Oliveira no Teatro Mário Lago.
2013 – Produção e coordenação Geral do  Salão de Artesanato do CACS.
2013 – Autoria, produção e coordenação do I Salão de trocas solidárias do CACS.
2013 – Ministrei, produzi e coordenei a oficina pinceladas e tons utilizando a pintura facial na I Ação social de Natal, um evento realizado pelo grêmio carnavalesco “Turma do Barril “ no bairro da lagoinha , centro Saquarema..
2013 - Ministrei, produzi e coordenei a oficina pinceladas e tons utilizando a pintura facial na II Ação social de Natal, um evento realizado pelo grêmio carnavalesco “Turma do Barril“ no bairro da lagoinha , centro Saquarema.
2013 – Produzi, coordenei e ministrei a II Oficina Pinceladas e tons no Carnaval de Saquarema, Centro nos dias 17, 18,19, 20 e 21 de fevereiro Público, com idades entre 05 e 50 anos.
2013 - 2015: Diretora Presidente, produtora de eventos, agente cultural e curadora na ONG Círculo Artístico Cultural de Saquarema (CACS) 2011 – Autoria, Produção, coordenação e curadoria da 1ª edição do projeto Agosto Cultural.
2013 – Ministrando a Oficina Pinceladas e Tons, para crianças de 06 a 13 anos, no espaço cultural CACS, no Lake´s Shopping.
2013 - Produzi e coordenei o show de encerramento do projeto Agosto Cultural conexão CACS com o vocalista Índio e a banda Tribo do Reggae no espaço cultural CACS.
2013 - Autoria, produção, curadoria  e coordenação Geral do projeto Agosto Cultural    mais informações sobre o evento: http://cacs-saquarema.blogspot.com.br/
2013 - Curadoria, produção da II Mostra de Artes intercambio ALeART & CACS , no espaço cultural CACS.( Evento realizado dentro da programação do Agosto Cultural ).
2013 – Curadoria e produção do II Concurso de fotografia do Agosto Cultural.
2013 – Autoria e coordenação Geral do evento I Feira de trocas Solidárias conexão CACS, realizado na Praça Antenor de Oliveira em Parceria com a Prefeitura de Saquarema.
2013 – Ministrei a IV oficina de Pintura Facial Na I feira de Trocas Solidárias Conexão CACS na Praça Antenor de Oliveira no centro de Saquarema.
Arquivos de fotos dos eventos : http://cacs-saquarema.blogspot.com.br/

Meu trabalho de artista plástica:
1994 – Participação do I salão de enfeites natalinos da casa de cultura de Saquarema
1995- Pintura do I Mural no espaço externo da Casa de Cultura de Saquarema 2x3 por do sol na lagoa de Saquarema.
1999 - Troféu do 1º lugar da gincana de pintura do Lions Clube de Saquarema
            
1999- Pintura do II Mural no espaço externo da prefeitura de Saquarema, “Os palhaços” ( Entrada do Teatro Municipal Mário Lago ).
1999 - Pintura no Mural medindo 4 x 3 golfinhos – da Rua do Point do Surf em Itaúna, Saquarema.
2000 – Participação na exposição do projeto Pró Arte evento realizado pelo Sebrae em Cabo Frio.
2000 –Participação da Mostra de Arte Coletiva “ Revelações “ no espaço cultural Genésio Lopes da Fontoura em Maricá .
2001 – Participação no XII salão da Fortaleza de Santa Cruz em Niterói.
2001 – Curadoria, e Participação no I Salão Intercâmbio Cultural Parthenon & AAPS.
2001 – Participação da Mostra “Expressão de sentimentos“ realizada no espaço Cultural Meg Carvalho em Maricá.

Outros trabalhos no meu blog ( http://telmacriarte.blogspot.com.br/ )

Cursos, Workshops, Palestras.
1998 – Curso de pintura Nelson Santos (Sorama) – Casa de Cultura Saquarema
2000 – Curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Jorge Vale no teatro Mário Lago
2000 – Curso de pintura Mauro Tambeiro Guimarães
2011 – Workshop de contação de História ministrado pela arte educadora ILana Pogrebinschi
2011 - Participação na Aula show sobre deficiência visual , ministrado pela arte educadora do Benjamim Constant , Marliria Flavia Cunha , no espaço cultural CACS .
2012 – Participação no Workshop ”Motivação e empreendedorismo” - Pérola consultoria & produções
2012 – Participação na palestra de “Educação emocional “ Stelamari Barbosa Baptista
2012 - Participação no Workshop e Palestra de “Ervas e Plantas Aromáticas – ministrado pelo Gestor Ambiental Antônio Carlos Silva
2013 - Participação na Palestra sobre economia solidária, “Outra Economia acontece“ ministrada pelo pesquisador José Domingos Mattos, no evento ciclo de palestras do CACS.
2013 – Participação na palestra sobre Aula show, ministrada pela arte educadora Rita Daumas, no teatro Mário Lago, evento realizado dentro da programação do Agosto Cultural.
2013 – Participação na palestra “A trova na Literatura Brasileira“ Ministrada pelo trovador João Costa Jyotist, no espaço cultural CACS, evento realizado na programação do projeto II Agosto Cultural.
2013 – Participação na Aula show “Literatura infantil e Juvenil em tempos de Internet” Ministrada pela professora Maria Clara de Mota. Evento na programação do Agosto Cultural.
2013 – Participação na palestra “Rio Rural – Micro bacias do Rio Roncador, ( Serra Do Mato Grosso Sampaio Correia) ministrado pelo técnico da Emater Rio, Hélio Martins , evento na programação do Agosto Cultural.
2013 - CURSO DE GESTORES E AGENTES CULTURAL DA UERJ
2014 - CURSO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE CULTURA UFBA

·         Outras Experiências Culturais
2001 - Entrevistas na TV Alto Litoral e rádio de Cabo Frio.
2002 – Papel principal na peça “ Auto da pesca prodigiosa” escrita por Walmir Ayala , e com direção e adaptação do Diretor e ator Jorge Vale .
2013 – Palestrante e coordenadora da mesa redonda no evento Ciclo de palestras da Academia Saquaremense de Letras intitulada “A cultura e o desenvolvimento sustentável o 4º Pilar da economia”.
2013 – Membro da Comissão dos transportes da Câmara municipal de Saquarema.
2013 – Membro da Comissão de Cultura na Pré conferencia e conferencia de cultura em Saquarema.
2013 – Envio de proposta por ofício protocolado ao legislativo, para indicação da criação do conselho municipal de cultura de Saquarema.
2013 – Envio de proposta através de ofício protocolado ao legislativo, para indicação e inclusão do projeto de minha autoria, da I Festa Literária de Saquarema conexão CACS , no Orçamento do Município através do PPA – Plano plurianual e da LDO – Leis de diretrizes orçamentárias, com o objetivo de consagrar o principio constitucional da participação popular na gestão orçamentária pública , inaugurando, instalando e reafirmando o mecanismo de gestão compartilhada entre a sociedade civil e o poder público municipal através da ONG CACS .
 2013 - Apresentação na Câmara de Vereadores, do Trabalho de Agente cultural em prol da cultura de Saquarema e do projeto de minha autoria a I festa Literária de Saquarema Conexão CACS.
2013 - Troféu e diploma de Distinção Cultural em reconhecimento e mérito da ALeAT 2013
Título Honorifico de Grande Dama da Ordem da ABD em 2013 
Membro titular da Agenda 21 local no 3º setor

O meu propósito  é  desenvolver no Município um trabalho de conscientização e
 Participação da população em geral no universo das Artes e do Meio Ambiente, com o foco voltado para os jovens. E com essa iniciativa criar um público atuante, participativo, formador  de opinião com  opções de renda e  emprego  nas áreas das Artes e do Meio Ambiente, e com essa atitude contribuir para o desenvolvimento sócio cultural, turístico e sustentável de Saquarema.
Meu trabalho como gestora cultural  está sendo apresentado atualmente no link abaixo:
http://cacs-saquarema.blogspot.com/


http://cacs-saquarema.blogspot.com/

Boa sorte!





                                                                                                          Atenciosamente


Telma Cavalcanti.














Nenhum comentário: